Pós-Graduação em Saúde Pública - Especialização Lato Sensu
Produzir competências e habilidades gerais e específicas no aluno para atuação como sanitarista a partir da sua inserção na área da saúde coletiva, trazendo para discussão e reflexão os conceitos e ...

Descrição
Produzir competências e habilidades gerais e específicas no aluno para atuação como sanitarista a partir da sua inserção na área da saúde coletiva, trazendo para discussão e reflexão os conceitos e fundamentos concernentes à saúde pública.
Conteúdo
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
A Vigilância Sanitária de Serviços de Saúde e Laboratórios |
40 |
Fundamentos da vigilância sanitária de serviços de saúde
A vigilância sanitária, os conselhos profissionais e responsabilidade técnica de estabelecimento de atenção à saúde;
Vigilância sanitária da atenção hospitalar e ambulatorial;
Vigilância sanitária de serviços de apoio diagnóstico e terapêutico e de procedimentos especiais (sangue, tecidos e órgãos);
Técnica de inspeção sanitária em estabelecimentos de saúde.
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Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Atenção Primária e Estratégia Saúde da Família
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40 |
Agentes Comunitários de Saúde;
Projeto Pioneiro: os agentes comunitários de saúde;
Contextualização histórica;
Regulamentação e atribuições do ACS;
Expectativa de atuação, as competências;
Realidade atual;
A visita domiciliária: O principal instrumento de trabalho do ACS;
Estratégia de Saúde da Família (ESF);
Contextualização histórica;
Princípios gerais da Estratégia de Saúde da Família;
Objetivos da Estratégia de Saúde da Família;
Diretrizes gerais;
A equipe de Saúde da Família;
Acolhimento;
Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF);
Aspectos normativos;
Tipos de NASF;
Objetivos do NASF;
Missão do NSF;
Diretrizes do NASF;
Ferramentas tecnológicas do NASF;
Papel das Secretarias Municipais de Saúde;
Comparativos de resultados.
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Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Epidemiologia e o Processo Saúde-Doença |
40 |
Aspectos Conceituais e Definição de epidemiologia;
Histórico da epidemiologia;
Pilares da Epidemiologia Atual;
Objeto da epidemiologia;
Tipos de estudos epidemiológicos: Epidemiologia Descritiva e Analítica;
História Natural das Doenças: Diferença entre os períodos pré patogênico e patogênico;
Determinantes sociais e epidemiológicos;
Níveis de Aplicação de Medidas Preventivas de acordo com os períodos de
desenvolvimento de doenças;
Vigilância epidemiológica;
Indicadores em saúde;
Sistemas de informação em saúde.
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Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Gestão de Pessoas em Organizações Públicas
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40 |
Princípios de gestão de pessoas;
O servidor público e suas particularidades;
Recrutamento e seleção em organizações públicas;
Regime estatutário e regime contratual;
Plano de cargos, carreira e remuneração por competências;
Sistema de informação de gestão de pessoas;
Gestão de equipes;
Comportamento humano nas organizações;
Poder e cultura nas organizações públicas;
Gestão de conflitos e negociação;
Ética;
Liderança e motivação de pessoas;
Aprendizagem organizacional.
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Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Gestão Estratégica de Organizações Públicas
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40 |
Estratégia nas organizações;
Planejamento e estratégia em organizações públicas;
Análises externas e internas às organizações públicas;
Cenários estratégicos;
Sistemas de informações e principais indicadores sociais e econômicos brasileiros;
Decisões estratégicas e níveis estratégicos;
Desenvolvimento de estratégias nas organizações;
Alianças estratégicas no setor público.
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Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
História das Politicas Públicas da Saúde e da Construção do SUS
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40 |
Significações e perspectivas em mudança;
Desenvolvimento do conceito de saúde e doença;
Período pré-cartesiano;
Primeira revolução da saúde;
Segunda revolução da saúde;
Principais conceitos da segunda revolução da saúde;
Promoção da saúde;
Estilo de vida;
Representações sociais da saúde e da doença;
Funções e Transformações da família ao longo da história;
A Família ao Longo da História;
Evolução histórica das políticas de saúde no Brasil;
A primeira república (1889 - 1930);
A Era Vargas (1930 - 1945);
O período de redemocratização (1945 - 1964);
O governo militar (1964 - 1980);
As décadas de 80 e 90;
O Sistema Único de Saúde;
Principais características;
Os princípios doutrinários e organizacionais do SUS.
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Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Metodologia do Ensino Superior |
40 |
A docência no ensino superior;
Educação. Didática. Metodologia;
A LDB, o ensino superior e suas finalidades;
O ensino superior e suas relações com o contexto socioeconômico-político brasileiro;
A metodologia como ato político;
O ato de planejar e as intencionalidades;
A opção política do educador;
Plano e planejamento;
Diferenças entre plano e planejamento;
As implicações políticas do ato de planejar;
Elementos constitutivos de um plano.
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Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Métodos e Técnicas de Pesquisa |
40 |
Os caminhos da Pesquisa Científica;
Processo de produção do conhecimento;
Pesquisa Científica;
Princípios da Pesquisa Científica;
Principais Modalidades de Pesquisa;
Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica;
Técnicas para coleta de dados e informações;
Projeto de Pesquisa;
Orientações e Normatizações para Redação de Textos;
Forma de apresentação gráfica do artigo científico;
As normas da ABNT, NBR 10520/2002.
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Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Organização e Legislação do Ensino Superior |
40 |
A estrutura organizacional do Estado;
Princípios gerais das organizações públicas;
A lei de responsabilidade fiscal;
Licitação no contexto da administração pública.
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Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC |
60 |
Elaboração do trabalho de conclusão de curso
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Conheça algumas opções dos mais de 40 cursos disponíveis |
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Psicopedagogia especialização lato sensu |
Docência no Ensino Superiorespecialização lato sensu |
Gestão Pública especialização lato sensu |
Saúde Mental especialização lato sensu |
460 horas |
420 horas |
420 horas |
420 horas |
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Gestão de Pessoas especialização lato sensu |
Educação Especial especialização lato sensu |
Auditoria e Perícia Contábil especialização lato sensu |
Gestão de Projetos especialização lato sensu |
420 horas |
420 horas |
420 horas |
420 horas |
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