Pós-Graduação em Saúde Coletiva - Especialização Lato Sensu
A Pós-Graduação em Saúde Coletiva apresenta os conhecimentos necessários sobre como dirigir, planejar, administrar e supervisionar as políticas sociais de saúde, sempre objetivando a ...

Descrição
A Pós-Graduação em Saúde Coletiva apresenta os conhecimentos necessários sobre como dirigir, planejar, administrar e supervisionar as políticas sociais de saúde, sempre objetivando a qualidade da saúde da sociedade.
Conteúdo
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
A Família como espaço de produção de saúde |
60 |
1.Família: caracterização da família brasileira na sociedade contemporânea
2.Os ciclos de vida e sua relação familiar
3.Importância da família na produção de saúde
4.A saúde da Criança e do Adolescente: Aspectos demográficos e perfil epidemiológico; a Política Nacional, suas diretrizes e os desafios da sociedade
5.A saúde da Mulher: Aspectos demográficos e perfil epidemiológico; a Política Nacional, suas diretrizes e os desafios da sociedade
6.A saúde do Homem: Aspectos demográficos e perfil epidemiológico; a Política Nacional, suas diretrizes e os desafios da sociedade
7.A saúde do Idoso: Aspectos demográficos e perfil epidemiológico; a Política Nacional, suas diretrizes e os desafios da sociedade
8.A saúde do Trabalhador: Aspectos demográficos e perfil epidemiológico; a Política Nacional, suas diretrizes e os desafios da sociedade. |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Atenção Primária e Estratégica Saúde da Família |
40 |
1.Agentes Comunitários de Saúde
1.1 Projeto Pioneiro: os agentes comunitários de saúde
1.2 Contextualização histórica
1.3 Regulamentação e atribuições do ACS
1.4 Expectativa de atuação, as competências
1.5 Realidade atual
1.6 A visita domiciliária: O principal instrumento de trabalho do ACS
2.Estratégia de Saúde da Família (ESF)
2.1 Contextualização histórica
2.2 Princípios gerais da Estratégia de Saúde da Família
2.3 Objetivos da Estratégia de Saúde da Família
2.4 Diretrizes gerais
2.5 A equipe de Saúde da Família
2.6 Acolhimento
3. Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
3.1 Aspectos normativos
3.2 Tipos de NASF
3.3 Objetivos do NASF
3.4 Missão do NSF
3.5 Diretrizes do NASF
3.6 Ferramentas tecnológicas do NASF
3.7 Papel das Secretarias Municipais de Saúde
3.8 Comparativos de resultados |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Educação em Saúde e Participação Popular no SUS |
40 |
1.Processo de Mudança na formação de profissionais de saúde
1.1 Processo histórico, os espaços de construção e os marcos referenciais da mudança em curso
2.Educação Popular em Saúde
2.1.História da EPS
2.2.Desafios e Diretrizes da EPS e sua importância na reorientação do modelo assistencial
3.A participação Popular e o Controle Social
3.1. A Lei 8142 e as esferas de participação popular nas políticas públicas de saúde
3.2. Movimentos Sociais e organização de Categorias para Participação no controle Social |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Epidemiologia e o Processo Saúde- Doença |
60 |
1. Aspectos Conceituais e Definição de epidemiologia
2. Histórico da epidemiologia
3. Pilares da Epidemiologia Atual
4. Objeto da epidemiologia
5. Tipos de estudos epidemiológicos: Epidemiologia Descritiva e Analítica
5.1. História Natural das Doenças: Diferença entre os períodos pré patogênico e
patogênico
6. Determinantes sociais e epidemiológicos
6.1 Níveis de Aplicação de Medidas Preventivas de acordo com os períodos de
desenvolvimento de doenças
7. Vigilância epidemiológica
7.1 Indicadores em saúde
7.2 Sistemas de informação em saúde |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
História das Políticas Públicas da Saúde e da Construção do SUS |
40 |
1.Significações e perspectivas em mudança
1.1 Desenvolvimento do conceito de saúde e doença
1.2 Período pré-cartesiano
1.3 Primeira revolução da saúde
1.4 Segunda revolução da saúde
1.5 Principais conceitos da segunda revolução da saúde
1.6 Promoção da saúde
1.7 Estilo de vida
1.8.Representações sociais da saúde e da doença
1.9 Funções e Transformações da família ao longo da história
1.10 A Família ao Longo da História
1.11 Evolução histórica das políticas de saúde no Brasil
1.12 A primeira república (1889 - 1930)
1.13 A Era Vargas (1930 - 1945)
1.14 O período de redemocratização (1945 - 1964)
1.15 O governo militar (1964 - 1980)
1.16 As décadas de 80 e 90
2. O Sistema Único de Saúde
2.1 Principais características
2.2. Os princípios doutrinários e organizacionais do SUS |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Modelo Assistencial em Saúde |
40 |
1. Conceituando Modelo Assistencial
2. Níveis de Atenção a Saúde
2.1 História e Conceitos da Atenção Primária em Saúde
2.2 A Média e Alta Complexidade, suas prioridades e seu modelo
2.3 Modelo hegemônico de Saúde
2.4 A reorientação do modelo de atenção a saúde a partir da consolidação do SUS |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Metodologia do Ensino Superior |
40 |
1. A docência no ensino superior
1.1 Educação. Didática. Metodologia
1.2 A LDB, o ensino superior e suas finalidades
1.3 O ensino superior e suas relações com o contexto sócio-econômico-político brasileiro
2. A metodologia como ato político
2.1 O ato de planejar e as intencionalidades
2.2 A opção política do educador
3. Plano e planejamento
3.1 Diferenças entre plano e planejamento
3.2 As implicações políticas do ato de planejar
3.3 Elementos constitutivos de um plano |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Métodos e Técnicas de Pesquisa |
40 |
1. Os caminhos da Pesquisa Ciêntífica
1.1 Processo de produção do conhecimento
2. Pesquisa Científica
2.1 Princípios da Pesquisa Científica
2.2 Principais Modalidades de Pesquisa
2.2.1 Pesquisa bibliográfica
2.2.2 Pesquisa de campo
2.2.3 Pesquisa experimental
2.2.4 Pesquisa-ação
2.2.5 Pesquisa de intervenção
2.3. Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica
2.3.1 Compilação ou "estado da questão"
2.3.2 Análise de texto
2.3.3 Estudo comparativo
2.3.4 Estudo histórico
2.3.5 Pesquisas de campo
2.4.Técnicas para coleta de dados e informações
2.4.1 Questionário ou formulário
2.4.2. Entrevista
2.4.3. Observação com método científico
2.4.4. História de vida
2.4.5 Depoimento oral
2.4.6 Relato de vida (tranche de vie, pedaços de vida)
3. Projeto de Pesquisa
3.1. Conceituação
3.2. A escolha do tema
3.3 A estrutura do projeto de pesquisa
3.3.1 Inicia-se com a capa e com a folha de rosto
3.3.2 Elementos essenciais do projeto de pesquisa
4. Orientações e Normatizações para Redação de Textos
4.1 Forma de apresentação gráfica do artigo científico
4.2 As normas da ABNT, NBR 10520/2002
4.2.1 Citações diretas (textuais) e indiretas (livres) colocadas no corpo do texto e notas de rodapé
4.2.2 Tipos de Citações
4.2.3 Localização das Citações
4.2.4 As Notas de Rodapé
4.2.5 Normas para elaboração de referências |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
60 |
Elaboração do trabalho de conclusão de curso
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Psicopedagogia especialização lato sensu |
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420 horas |
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