Pós-Graduação em Inspeção Escolar - Especialização Lato Sensu
O curso de pós-Graduação em Inspeção Escolar é destinado para profissionais da educação que desejam enriquecer e aperfeiçoar a sua prática de inspeção escolar e refletir sobre a sua atuação no dia a dia da ...

Descrição
O curso de pós-Graduação em Inspeção Escolar é destinado para profissionais da educação que desejam enriquecer e aperfeiçoar a sua prática de inspeção escolar e refletir sobre a sua atuação no dia a dia da instituição educativa. O objetivo do curso é proporcionar aos profissionais uma reflexão sobre os principais desafios que cercam a inspeção escolar, bem como apresentar elementos que permitam a compreensão da organização e do funcionamento dos sistemas de ensino de uma forma mais abrangente.
Conteúdo
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Fundamentos da Educação Especial |
40 |
- Direito à Diversidade. Educação Especial no Brasil
- Política Nacional de Educação Inclusiva. Política de Educação Inclusiva e o trabalho pedagógico
- Identificação de necessidades educacionais especiais |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Fundamentos Legais da Educação |
40 |
- Aspectos legais e a dimensão político-pedagógica da organização educacional brasileira Relação política e legislação
- As finalidades da educação brasileira
- A organização da educação nacional: níveis e modalidades de educação e ensino
- Os profissionais da educação: formação inicial e continuada |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Fundamentos teórico-metodológicos da inspeção escolar |
40 |
- Origem e história da Inspeção escolar no Brasil
- O papel da escola na organização e estruturação da vida escolar do aluno
- Competências técnica e o processo de operacionalização da escola
- O conhecimento ético da função de inspeção escolar |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Introdução à Educação a Distância |
40 |
- As Tecnologias e o Cotidiano
- Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
- Tecnologia em diferentes contextos
- Definições de Educação a Distância
- Breve Histórico da EAD
- Nova Modalidade de Ensino
- Modelos de EAD para o Ensino Superior
- Desafios para professores e alunos
- Novas formas de interação
- O papel do professor
- O papel do aluno
- Papel dos tutores
- Colaboração e propostas de comunidades virtuais
- Informática na educação para todos ou para alguns
- Democratização da informática |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Metodologia do Ensino Superior |
40 |
- A docência no ensino superior
- Educação. Didática. Metodologia
- A LDB, o ensino superior e suas finalidades
- O ensino superior e suas relações com o contexto socioeconômico-político brasileiro
- A metodologia como ato político
- O ato de planejar e as intencionalidades
- A opção política do educador
- Plano e planejamento
- Diferenças entre plano e planejamento
- As implicações políticas do ato de planejar
- Elementos constitutivos de um plano |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Métodos e Técnicas de Pesquisa |
40 |
- Os caminhos da Pesquisa Científica
- Processo de produção do conhecimento
- Pesquisa Científica
- Princípios da Pesquisa Científica
- Principais Modalidades de Pesquisa
- Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica
- Técnicas para coleta de dados e informações
- Projeto de Pesquisa
- Conceituação
- A escolha do tema
- A estrutura do projeto de pesquisa
- Orientações e Normatizações para Redação de Textos
- Forma de apresentação gráfica do artigo científico
- As normas da ABNT, NBR 10520/2002 |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Organização pedagógica da escola: Currículo, planejamento e avaliação |
40 |
- O projeto pedagógico da escola e sua relação com o currículo escolar
- Projeto Pedagógico - elaboração e normatização
- Etapas de elaboração de um projeto pedagógico
- Currículo Escolar - elaboração e implementação na escola
- Planejamento e planos: a organização da ação pedagógica na escola
- Planos de ensino - a organização e materialização da prática pedagógica
- Processo de avaliação na escola: Avaliação de rendimento em larga escala e Avaliação da aprendizagem |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Políticas Públicas de Educação |
40 |
- Educação e trabalho
- O Estado e as políticas da educação básica
- Política educacional no contexto do neoliberalismo
- Estado, educação e políticas públicas educacionais |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Prática pedagógica do inspetor escolar |
40 |
- O papel do inspetor escolar e suas atribuições
- Plano de trabalho.
- Orientação na observância e aplicação da legislação de ensino
- Relação com a equipe gestora das escolas
- Articulação com os órgãos centrais e conselhos de educação |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
60 |
Elaboração do trabalho de conclusão de curso
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Conheça algumas opções dos mais de 40 cursos disponíveis |
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Psicopedagogia especialização lato sensu |
Docência no Ensino Superiorespecialização lato sensu |
Gestão Pública especialização lato sensu |
Saúde Mental especialização lato sensu |
460 horas |
420 horas |
420 horas |
420 horas |
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Gestão de Pessoas especialização lato sensu |
Educação Especial especialização lato sensu |
Auditoria e Perícia Contábil especialização lato sensu |
Gestão de Projetos especialização lato sensu |
420 horas |
420 horas |
420 horas |
420 horas |
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*clique aqui e confira o regulamento |
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