Pós-Graduação em Orientação Educacional - Especialização Lato Sensu
Em Orientação Educacional, o pós-graduando estará apropriado como especialista em educação a atuar junto aos estudantes e docentes, orientando-os como mediadores na formação e ...

Descrição
Em Orientação Educacional, o pós-graduando estará apropriado como especialista em educação a atuar junto aos estudantes e docentes, orientando-os como mediadores na formação e no desenvolvimento das redes de ensino.
Conteúdo
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Introdução à Educação a Distância |
40 |
- As Tecnologias e o Cotidiano
- Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
- Tecnologia em diferentes contextos
- Definições de Educação a Distância
- Breve Histórico da EAD
- Nova Modalidade de Ensino
- Modelos de EAD para o Ensino Superior
- Desafios para professores e alunos
- Novas formas de interação
- O papel do professor
- O papel do aluno
- Papel dos tutores
- Colaboração e propostas de comunidades virtuais
- Informática na educação para todos ou para alguns
- Democratização da informática |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Fundamentos da Educação Especial |
40 |
- Direito à Diversidade
- Educação Especial no Brasil
- Política Nacional de Educação Inclusiva
- Política de Educação Inclusiva e o trabalho pedagógico
- Identificação de necessidades educacionais especiais |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Fundamentos Teóricos e metodológicos da Orientação Educacional |
40 |
- Histórico da orientação educacional no Brasil - histórico, princípios democráticos, autonomia e participação
- Perfil do orientador educacional - formação, liderança, organização do atendimento aos alunos e aos pais; acompanhamento do trabalho pedagógico.
- Fundamentos teóricos e metodológicos da orientação educacional |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Legislações em interface com a educação |
40 |
- Estatuto da Criança e Adolescente
- Políticas de atendimento social na escola
- O papel do Conselho Tutelar
- O papel do Ministério Público
- O atendimento à saúde do estudante |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Metodologia do Ensino Superior |
40 |
- A docência no ensino superior
- Educação. Didática. Metodologia
- A LDB, o ensino superior e suas finalidades
- O ensino superior e suas relações com o contexto socioeconômico-político brasileiro
- A metodologia como ato político
- O ato de planejar e as intencionalidades
- A opção política do educador
- Plano e planejamento
- Diferenças entre plano e planejamento
- As implicações políticas do ato de planejar
- Elementos constitutivos de um plano |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Métodos e Técnicas de Pesquisa |
40 |
- Os caminhos da Pesquisa Científica
- Processo de produção do conhecimento
- Pesquisa Científica
- Princípios da Pesquisa Científica
- Principais Modalidades de Pesquisa
- Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica
- Técnicas para coleta de dados e informações
- Projeto de Pesquisa
- Conceituação
- A escolha do tema
- A estrutura do projeto de pesquisa
- Orientações e Normatizações para Redação de Textos
- Forma de apresentação gráfica do artigo científico
- As normas da ABNT, NBR 10520/2002 |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Orientação Vocacional |
40 |
- O processo de escolha ocupacional
- A formação da identidade profissional
- A orientação grupal
- A orientação individual
- A interação com a família |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Organização pedagógica da escola: Currículo, planejamento e avaliação |
40 |
- O projeto pedagógico da escola e sua relação com o currículo escolar
- Projeto Pedagógico - elaboração e normatização
- Etapas de elaboração de um projeto pedagógico
- Currículo Escolar - elaboração e implementação na escola
- Planejamento e planos: a organização da ação pedagógica na escola
- Planos de ensino - a organização e materialização da prática pedagógica
- Processo de avaliação na escola: Avaliação de rendimento em larga escala e Avaliação da aprendizagem |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Prática pedagógica do orientador educacional |
40 |
- Plano de trabalho
- Atendimento aos alunos
- Relação com o corpo docente
- Comunicação com a família e entorno da escola
- Avaliação institucional e elaboração de projetos objetivando convênios e parcerias |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
60 |
Elaboração do trabalho de conclusão de curso
|

 |
 |
 |
 |
Conheça algumas opções dos mais de 40 cursos disponíveis |
|
|
 |
 |
 |
 |
Psicopedagogia especialização lato sensu |
Docência no Ensino Superiorespecialização lato sensu |
Gestão Pública especialização lato sensu |
Saúde Mental especialização lato sensu |
460 horas |
420 horas |
420 horas |
420 horas |
|
|
|
|
 |
 |
 |
 |
Gestão de Pessoas especialização lato sensu |
Educação Especial especialização lato sensu |
Auditoria e Perícia Contábil especialização lato sensu |
Gestão de Projetos especialização lato sensu |
420 horas |
420 horas |
420 horas |
420 horas |
|
|
 |
*clique aqui e confira o regulamento |
|