Pós-Graduação em Libras - Especialização Lato Sensu
Nos dias de hoje, a comunicação é indispensável para nossa vida na sociedade. Quando se trata de comunicação em Libras, não é diferente. O curso de Pós-Graduação em Libras - especialização lato sensu abordará ...

Descrição
Nos dias de hoje, a comunicação é indispensável para nossa vida na sociedade. Quando se trata de comunicação em Libras, não é diferente. O curso de Pós-Graduação em Libras - especialização lato sensu abordará os aspectos da Língua Brasileira de Sinais e sua aplicabilidade em diversos segmentos sociais.
Conteúdo
Pré-requisito para realização do curso:
Para ingressar na pós-graduação o aluno deverá ter conhecimento de Libras Básico e Intermediário, comprovado através de certificado dos cursos realizados (totalizando um mínimo de 100 horas) ou termo de compromisso, de parte do aluno, atestando ter o conhecimento exigido, com firma reconhecida.
Conhecimento de Libras Básico e Intermediário exigido como pré-requisito: alfabeto manual; números; identificação pessoal; familiares; tempo; meses; dias da semana; dias e horas; cores; substantivo; antônimos; pronomes; verbos; alimentos; verduras; frutas; legumes; salgados e doces; bebidas; vestuário e acessórios; animais; meios de comunicação; meios de transporte.
* Observação: o aluno, para acompanhar o curso, deverá dispor de equipamento de webcam, com possibilidade de gravação de áudio e vídeo para o envio das atividades on-line do curso. Exige-se que o acadêmico tenha conhecimento da Língua Portuguesa escrita e da Língua de Sinais.
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Aquisição da língua portuguesa como L2 (segunda Língua) |
40 |
Diferença entre a Língua Portuguesa e a Libras
A situação de Aprendizagem dos Surdos
Implicações do Processo de Alfabetização para Alunos Surdos
Letramento Visual
Processo de Aquisição da Língua Portuguesa como L²
Estratégias para Trabalhar a Leitura
A construção da Escrita do Surdo
Uso da Função Social
Análise Contrastiva
Processo de Interlíngua – Níveis: I, II e III
Ampliação do Vocabulário da Língua Portuguesa
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Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Conhecimento sobre a Formação do Profissional Intérprete em Libras |
40 |
Intérprete de língua de sinais e o papel do intérprete de libras
Regulamento para atuação como tradutor e intérprete de língua de sinais
Regulamento dos intérpretes da FENEIS-RS
Da ética do profissional intérprete
Da postura ética na hora do contrato
Resolução do encontro de Montevidéu
Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010- regulamenta a profissão de tradutor e intérprete da Língua brasileira de sinais - libras
Modelos de tradução e interpretação
Aluno surdo x intérprete x professor: perspectiva na área educacional inclusiva
Reflexões sobre a inclusão escolar do aluno surdo
Orientação aos pais
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Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Deficiência Sensorial: surdez
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40 |
Educação de deficientes auditivos e surdos
Conceituação e caracterização
Os órgãos do aparelho auditivo e seu funcionamento
Etiologia e prevenção da surdez
O surdo e a história da sua educação
O papel da família frente à surdez
A Cultura surda
A inclusão de alunos surdos no Ensino Comum
A Língua Brasileira de sinais
Aprendizado da Língua Portuguesa
Recursos Tecnológicos na Educação do aluno surdo
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Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Habilitação/Reabilitação do deficiente auditivo
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40 |
Metodologias de oralização
Método verbotonal
Método Auruiral
Método audiovisual de linguagem oral
Método perdoncini
Princípios fisiológicos
Educação auditiva
Alfabetização/Letramento da pessoa com deficiência auditiva, dicas de ensino. Estimulação da linguagem
Atuação da equipe multidisciplinar
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Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Libras I – Vocabulário
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40 |
Sinais Religiosos
Material Escolar
Séries e Disciplinas
Faculdades e cursos
Higiene
Doenças
Sexo
Política
Países
Estados e cidades do Brasil
Surdo-Cego
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Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Libras ll - Aspecto Linguístico da Língua de Sinais |
40 |
Parâmetros Primários e secundários
Estrutura sublexical
Variações Linguísticas
Variação Social
Iconicidade e arbitrariedade
Aspecto estrutural
Estrutura Sintática
Sistema pronominal
Pronomes pessoais, demonstrativos, possessivos, interrogativos e indefinidos:
Tipos de verbos, Verbos direcionais e Verbos não direcionais
Tipos de frases: Afirmativa/exclamativa/interrogativa e negativa.
Quantificação e Intensidade
Classificadores
Incorporação de argumento
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Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Prática de tradução e interpretação em Libras |
40 |
Considerações históricas e definições sobre Tradução
Modalidades da tradução
Definição sobre interpretação: competências envolvidas e práticas de interpretação
Práticas de tradução e interpretação na Língua Brasileira de Sinais
Definição sobre Tradução Cultural: uma proposta de trabalho para os Surdos
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Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Metodologia do Ensino Superior |
40 |
A docência no ensino superior
Educação. Didática. Metodologia
A LDB, o ensino superior e suas finalidades
O ensino superior e suas relações com o contexto socioeconômico-político brasileiro
A metodologia como ato político
O ato de planejar e as intencionalidades
A opção política do educador
Plano e planejamento
Diferenças entre plano e planejamento
As implicações políticas do ato de planejar
Elementos constitutivos de um plano
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Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Métodos e Técnicas de Pesquisa |
40 |
Os caminhos da Pesquisa Científica
Processo de produção do conhecimento
Pesquisa Científica
Princípios da Pesquisa Científica
Principais Modalidades de Pesquisa
Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica
Técnicas para coleta de dados e informações
Projeto de Pesquisa
Conceituação
A escolha do tema
A estrutura do projeto de pesquisa
Orientações e Normatizações para Redação de Textos
Forma de apresentação gráfica do artigo científico
As normas da ABNT, NBR 10520/2002
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Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC |
60 |
Elaboração do trabalho de conclusão de curso
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Conheça algumas opções dos mais de 40 cursos disponíveis |
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Psicopedagogia especialização lato sensu |
Docência no Ensino Superiorespecialização lato sensu |
Gestão Pública especialização lato sensu |
Saúde Mental especialização lato sensu |
460 horas |
420 horas |
420 horas |
420 horas |
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Gestão de Pessoas especialização lato sensu |
Educação Especial especialização lato sensu |
Auditoria e Perícia Contábil especialização lato sensu |
Gestão de Projetos especialização lato sensu |
420 horas |
420 horas |
420 horas |
420 horas |
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*clique aqui e confira o regulamento |
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