Pós-Graduação em Educação Infantil - Especialização Lato Sensu
O curso de Pós-Graduação em Educação infantil por meio da Educação a Distância oferece ao profissional que pretende atuar com crianças o conhecimento a respeito de psicomotricidade, jogos, organização de ...

Descrição
O curso de Pós-Graduação em Educação infantil por meio da Educação a Distância oferece ao profissional que pretende atuar com crianças o conhecimento a respeito de psicomotricidade, jogos, organização de educação infantil e muito mais.
Conteúdo
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
A Inclusão na Educação Infantil |
40 |
Introdução à Educação Especial
Educação Especial no Brasil: da segregação à inclusão
Política Nacional de Educação Inclusiva
Política de educação inclusiva e o trabalho pedagógico
Identificação de necessidades educacionais especiais |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Artes na Educação infantil |
40 |
Expressões corporais e suas formas
Expressões dramáticas e teatro
Movimento e ritmo
Musicalidade |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Conteúdo e Metodologia da Educação Infantil |
40 |
A Linguagem Oral e seu Desenvolvimento
O pensamento e raciocínio lógico matemático
Natureza e Sociedade: Relação com o Meio Ambiente |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Metodologia do Ensino Superior |
40 |
A docência no Ensino Superior
Educação. Didática. Metodologia
Finalidades do Ensino Superior
A metodologia como ato político
O ato de planejar e as intencionalidades
A opção política do educador
Plano e planejamento
Diferenças entre plano e planejamento
Elementos constitutivos de um plano |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Métodos e Técnicas de Pesquisa |
40 |
Os caminhos da Pesquisa Científica
Processo de produção do conhecimento
Pesquisa Científica
Princípios da Pesquisa Científica
Principais Modalidades de Pesquisa
Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica
Técnicas para coleta de dados e informações
Projeto de Pesquisa
Conceituação
A escolha do tema
A estrutura do projeto de pesquisa
Orientações e Normatizações para Redação de Textos
Forma de apresentação gráfica do artigo científico
As normas da ABNT, NBR 10520/2002 |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Planejamento, Execução e Avaliação na Educação Infantil |
40 |
Projeto Pedagógico e Currículo na Educação Infantil
O planejamento na Educação Infantil
O processo de avaliação na educação infantil |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Políticas e Organização da Educação Infantil |
40 |
Origens e história da Educação Infantil
As finalidades da Educação Infantil
Aspectos legais da Educação Infantil
O Papel do Estado na definição das Políticas da Educação Infantil
A organização da Educação Infantil
Os referenciais da Educação Infantil |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Pressupostos biopsicossociais da Educação Infantil |
40 |
A educação, a aprendizagem e o desenvolvimento da criança de zero aos 5 anos
A influência das teorias psicológicas no processo ensino aprendizagem da criança
As implicações das teorias psicanalistas no contexto educativo
Contribuições das perspectivas teóricas, cognitivo e histórico-cultural para o processo ensino aprendizagem |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Psicomotricidade, jogos e recreação na educação infantil |
40 |
A Importância da psicomotricidade no processo de Aprendizagem
A importância do jogo no desenvolvimento infantil
As implicações das competências motoras no desenvolvimento da linguagem, escrita e leitura
O processo ensino aprendizagem apoiado pelas atividades lúdicas |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
60 |
Elaboração do trabalho de conclusão de curso
|
|