Pós-Graduação em Educação Inclusiva com Ênfase em Deficiência Física - Especialização Lato Sensu - Portal Educação
A Pós-Graduação em Educação Inclusiva com Ênfase em Deficiência Física apresenta os conhecimentos necessários para que o ...

Descrição
A Pós-Graduação em Educação Inclusiva com Ênfase em Deficiência Física apresenta os conhecimentos necessários para que o aluno possa atuar dentro das organizações de apoio às pessoas com deficiência física e necessidades educacionais especiais.
Conteúdo
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Atendimento Educacional Especializado - AEE na Deficiência Física |
40 |
O trabalho no espaço escolar: da identificação às alternativas de ensino para o aluno com DF.
Métodos, técnicas e recursos para o ensino de alunos com DF.
Atuação da equipe multidisciplinar
|
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Desenvolvimento e Aprendizagem
|
40 |
Desenvolvimento humano e aprendizagem
Funções cognitivas, sensoriais e motoras.
O afeto e sua relação com a aprendizagem
A importância do afeto para o saber pedagógico e o aprender escolar
Estruturas da cognição no processo de aprendizagem
Teoria de Piaget
Teoria de Vygotsky
|
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Deficiência Física |
40 |
Deficiência física/ neuro motora no processo de ensino aprendizagem: conceito e características.
Aspectos do desenvolvimento e educação da criança com deficiência física
Características básicas da paralisia cerebral e implicações pedagógicas
Interação e mediação pedagógica para alunos com DF
|
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Fundamentos da Educação Especial
|
40 |
Direito à Diversidade
Educação Especial no Brasil: da segregação à inclusão
Política Nacional de Educação Inclusiva
Política de Educação Inclusiva e o trabalho pedagógico
Identificação de necessidades educacionais especiais |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Introdução à Educação a Distância
|
40 |
As Tecnologias e o Cotidiano
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
Tecnologia em diferentes contextos
Definições de Educação a Distância
Breve Histórico da EAD
Nova Modalidade de Ensino. Modelos de EAD para o Ensino Superior
Desafios para professores e alunos. Novas formas de interação
O papel do professor, do aluno e dos tutores
Colaboração e propostas de comunidades virtuais
Informática na educação para todos ou para alguns.
Democratização da informática
|
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Metodologia do Ensino Superior |
40 |
A docência no ensino superior
Educação. Didática. Metodologia
A LDB, o ensino superior e suas finalidades.
O ensino superior e suas relações com o contexto sócio-econômico-político brasileiro
A metodologia como ato político
O ato de planejar e as intencionalidades
A opção política do educador
Plano e planejamento
Diferenças entre plano e planejamento
As implicações políticas do ato de planejar
Elementos constitutivos de um plano
|
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Métodos e Técnicas de Pesquisa
|
40 |
Os caminhos da Pesquisa Científica
Processo de produção do conhecimento
Pesquisa Científica
Princípios da Pesquisa Científica
Principais Modalidades de Pesquisa
Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica
Técnicas para coleta de dados e informações
Projeto de Pesquisa
Conceituação
A escolha do tema
A estrutura do projeto de pesquisa
Orientações e Normatizações para Redação de Textos
Forma de apresentação gráfica do artigo científico
As normas da ABNT, NBR 10520/2002
|
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Planejamento, execução e avaliação
|
40 |
Currículo e planejamento
Projeto e plano de aula
A relação professor aluno e a aprendizagem
Avaliação: Família/escola, estudo de caso.
|
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Tecnologia Assistiva
|
40 |
Conceitos da TA
Avaliação e implementação da TA
Modalidade da TA
Rompendo barreiras para o aprendizado
Comunicação Aumentativa e Alternativa
|
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC |
60 |
Elaboração do trabalho de conclusão de curso
|
|