Página Inicial » Cursos Online » Pedagogia

Pós-Graduação em Educ. Inclusiva c/Ênfase em Def. Intelectual
    Portal Educação 2015-06-13, 6:17 PM

Pós-Graduação Em Educação Inclusiva Com Ênfase Em Deficiência Intelectual - Especialização Lato Sensu - Portal Educação
A Pós-Graduação em Educação Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual apresenta os conhecimentos necessários para que o ...

      
Informações sobre o livro.

 


Descrição


A Pós-Graduação em Educação Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual apresenta os conhecimentos necessários para que o aluno possa atuar dentro das organizações de apoio às pessoas com deficiência intelectual e necessidades educacionais especiais


Conteúdo


Disciplinas C/H Conteúdo programático

Introdução à Educação a Distância

40

As Tecnologias e o Cotidiano
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
Tecnologia em diferentes contextos
Definições de Educação a Distância
Breve Histórico da EAD
Nova Modalidade de Ensino. Modelos de EAD para o Ensino Superior
Desafios para professores e alunos. Novas formas de interação
O papel do professor, do aluno e dos tutores
Colaboração e propostas de comunidades virtuais
Informática na educação para todos ou para alguns. Democratização da informática

Disciplinas C/H Conteúdo programático

Fundamentos da Educação Especial

40 Direito à Diversidade
Educação Especial no Brasil: da segregação à inclusão
Política Nacional de Educação Inclusiva
Política de Educação Inclusiva e o trabalho pedagógico
Identificação de necessidades educacionais especiais
Disciplinas C/H Conteúdo programático

Desenvolvimento e Aprendizagem

40

Desenvolvimento humano e aprendizagem
Funções cognitivas, sensoriais e motoras.
O afeto e sua relação com a aprendizagem
A importância do afeto para o saber pedagógico e o aprender escolar
Estruturas da cognição no processo de aprendizagem
Teoria de Piaget
Teoria de Vygotsky

Disciplinas C/H Conteúdo programático
Deficiência Intelectual 40 Deficiência intelectual
A deficiência Intelectual na humanidade
Concepções sobre a deficiência intelectual.
A escola comum diante da deficiência intelectual.
A prática pedagógica na escolarização do aluno com deficiência intelectual: Currículo e Avaliação Pedagógica.
Práticas de leitura e escrita com alunos com deficiência intelectual.
Possibilidades do ensino colaborativo no processo de inclusão escolar do aluno com deficiência mental.
Interação e mediação pedagógica
Disciplinas C/H Conteúdo programático

Planejamento, execução e avaliação

40

Currículo e planejamento
Projeto e plano de aula
A relação professor aluno e a aprendizagem
Avaliação: Família/escola, estudo de caso.

Disciplinas C/H Conteúdo programático
Atendimento Educacional Especializado - AEE na Deficiência Intelectual 40

O trabalho no espaço escolar: da identificação às alternativas de ensino para o aluno com DI.
Métodos, técnicas e recursos para o ensino de alunos com DI.
Atuação da equipe multidisciplinar.

Disciplinas C/H Conteúdo programático

Tecnologia Assistiva

40

Conceitos da TA
Avaliação e implementação da TA
Modalidade da TA
Rompendo barreiras para o aprendizado
Comunicação Aumentativa e Alternativa.

 

Disciplinas C/H Conteúdo programático
Metodologia do Ensino Superior 40

A docência no ensino superior
Educação. Didática. Metodologia
A LDB, o ensino superior e suas finalidades.
O ensino superior e suas relações com o contexto sócio-econômico-político brasileiro
A metodologia como ato político
O ato de planejar e as intencionalidades 
A opção política do educador
Plano e planejamento
Diferenças entre plano e planejamento
As implicações políticas do ato de planejar
Elementos constitutivos de um plano

Disciplinas C/H Conteúdo programático

Métodos e Técnicas de Pesquisa

40

Os caminhos da Pesquisa Científica 
Processo de produção do conhecimento
Pesquisa Científica
Princípios da Pesquisa Científica
Principais Modalidades de Pesquisa
Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica
Técnicas para coleta de dados e informações
Projeto de Pesquisa
Conceituação
A escolha do tema
A estrutura do projeto de pesquisa
Orientações e Normatizações para Redação de Textos
Forma de apresentação gráfica do artigo científico
As normas da ABNT, NBR 10520/2002

Disciplinas C/H Conteúdo programático
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 60 Elaboração do trabalho de conclusão de curso
 
Adicionado por : |
Clique aqui e veja informações completas sobre este curso.

Visualizações: