Pós-Graduação em Educação Especial - Especialização Lato Sensu
A Pós-Graduação em Educação Especial apresenta todos os conhecimentos necessários para que o participante possa atuar dentro das organizações de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais.

Descrição
A Pós-Graduação em Educação Especial apresenta todos os conhecimentos necessários para que o participante possa atuar dentro das organizações de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais.
Conteúdo
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Altas Habilidades/Superdotação |
40 |
1. Capacidades e Talentos: Conhecendo a Altas habilidades/Superdotação
2. Metodologias e Estratégias de Atendimento: Atividades de enriquecimento curricular tipo I, II, III
3. Características comportamentais do Superdotado e suas implicações no contexto Pedagógico
4. O processo de aprendizagem para o aluno com Altas Habilidades
5. Removendo barreiras na prática Pedagógica em sala de aula |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Deficiência Física e deficiência visual |
40 |
1. Deficiência Física/Neuro Motora no contexto do processo de ensino-aprendizagem: conceitos e características.
2. O trabalho no espaço escolar: da identificação ás alternativas de ensino.
3. Adequações de recursos e modalidades de Tecnologia Assistiva /DF e DV.
4. Atendimento educacional especializado para os alunos DF e DV.
|
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Deficiência Intelectual |
40 |
1. Deficiência intelectual
2. A deficiência Intelectual na humanidade
3. Concepções sobre a deficiência intelectual.
4. A escola comum diante da deficiência intelectual.
5. A prática pedagógica na escolarização do aluno com deficiência intelectual: Currículo e Avaliação Pedagógica.
6. Práticas de leitura e escrita com alunos com deficiência intelectual.
7. Possibilidades do ensino colaborativo no processo de inclusão escolar do aluno com deficiência mental.
8. Interação e mediação pedagógica
|
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Deficiência Sensorial: surdez |
40 |
1. Educação de deficientes auditivos e surdos
2. Conceituação e caracterização
3. Os órgãos do aparelho auditivo e seu funcionamento
4. Etiologia e prevenção da surdez
5. O papel da família frente à surdez
6. A inclusão de alunos surdos no Ensino Comum
7. O surdo e a história da sua educação
8. Estimulação da linguagem
9. Significando o conteúdo da linguagem
10. Aprendizado da Língua Portuguesa
11. A Língua Brasileira de sinais
12. Recursos Tecnológicos na Educação do aluno surdo |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Fundamentos da Educação Especial |
40 |
1. Direito à Diversidade
2. Educação Especial no Brasil: da segregação à inclusão
3. Política Nacional de Educação Inclusiva
4. Política de Educação Inclusiva e o trabalho pedagógico
5. Identificação de necessidades educacionais especiais |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Introdução a Educação a Distância |
40 |
1. As Tecnologias e o Cotidiano
2. Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
3. Tecnologia em diferentes contextos
4. Definições de Educação a Distância
5. Breve Histórico da EAD
6. Nova Modalidade de Ensino
7. Modelos de EAD para o Ensino Superior
8. Desafios para professores e alunos
9. Novas formas de interação
10. O papel do professor
11. O papel do aluno
12. Papel dos tutores
13. Colaboração e propostas de comunidades virtuais
14. Informática na educação para todos ou para alguns
15. Democratização da informática
16. Democratização da informática |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Metodologia do Ensino Superior |
40 |
1. A docência no ensino superior
2. Educação. Didática. Metodologia
3. A LDB, o ensino superior e suas finalidades
4. O ensino superior e suas relações com o contexto sócio-econômico-político brasileiro
5. A metodologia como ato político
6. O ato de planejar e as intencionalidades
7. A opção política do educador
8. Plano e planejamento
9. Diferenças entre plano e planejamento
10. As implicações políticas do ato de planejar
11. Elementos constitutivos de um plano |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Métodos e Técnicas de Pesquisa |
40 |
1. Os caminhos da Pesquisa Científica
2. Processo de produção do conhecimento
3. Pesquisa Científica
4. Princípios da Pesquisa Científica
5. Principais Modalidades de Pesquisa
6. Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica
7. Técnicas para coleta de dados e informações
8. Projeto de Pesquisa
9. Conceituação
10. A escolha do tema
11. A estrutura do projeto de pesquisa
12. Orientações e Normatizações para Redação de Textos
13. Forma de apresentação gráfica do artigo científico
14. As normas da ABNT, NBR 10520/2002 |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Transtorno Global do Desenvolvimento
|
40 |
1. Conceituação e caracterização do Transtorno Global do Desenvolvimento
2. As diferentes compreensões do Autismo
3. O Autismo e as TIC's
4. Aspectos importantes do Transtorno Global do Desenvolvimento para a educação escolar
5. A formação e a aprendizagem da criança com Transtorno Global do Desenvolvimento
6. A escolarização da criança com Transtorno Global do desenvolvimento
|
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
60 |
Elaboração do trabalho de conclusão de curso
|
|