Pós-Graduação em Educação, Diversidade e Inclusão Social - Especialização Lato Sensu - Portal Educação
O curso de Pós-Graduação lato sensu em Educação, Diversidade e Inclusão Social apresenta em seu conteúdo todos os ...

Descrição
O curso de Pós-Graduação lato sensu em Educação, Diversidade e Inclusão Social apresenta em seu conteúdo todos os conhecimentos necessários para que o participante possa atuar nas organizações de apoio à inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais, pessoas com deficiência e demais segmentos sociais.
Conteúdo
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Criança e adolescente em situação de vulnerabilidade social |
40 |
Criança e adolescente
Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA
ECA e o sistema de proteção
Atendimento socioeducativo de crianças e adolescentes
Convivência familiar e comunitária |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Estado, sociedade e políticas sociais |
40 |
O papel do Estado na definição de políticas sociais
A questão social e a política social no Brasil
Os órgãos públicos e da rede serviços no atendimento às demandas da sociedade.
Descentralizarão político-administrativa e territorialização
A participação social e a mobilização da sociedade |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Fundamentos da Educação Especial |
40 |
Direito à Diversidade
Educação Especial no Brasil: da segregação à inclusão
Política Nacional de Educação Inclusiva
Política de Educação Inclusiva e o trabalho pedagógico
Identificação de necessidades educacionais especiais |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Introdução à Educação a Distância |
40 |
As Tecnologias e o Cotidiano
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
Tecnologia em diferentes contextos
Definições de Educação a Distância
Breve Histórico da EAD
Nova Modalidade de Ensino. Modelos de EAD para o Ensino Superior
Desafios para professores e alunos. Novas formas de interação
O papel do professor, do aluno e dos tutores
Colaboração e propostas de comunidades virtuais
Informática na educação para todos ou para alguns. Democratização da informática |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Metodologia do Ensino Superior |
40 |
A docência no ensino superior
Educação. Didática. Metodologia
A LDB, o ensino superior e suas finalidades
O ensino superior e suas relações com o contexto sócio-econômico-político brasileiro
A metodologia como ato político
O ato de planejar e as intencionalidades
A opção política do educador
Plano e planejamento
Diferenças entre plano e planejamento
As implicações políticas do ato de planejar
Elementos constitutivos de um plano |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Métodos e Técnicas de Pesquisa |
40 |
Os caminhos da Pesquisa Científica
Processo de produção do conhecimento
Pesquisa Científica
Princípios da Pesquisa Científica
Principais Modalidades de Pesquisa
Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica
Técnicas para coleta de dados e informações
Projeto de Pesquisa
Conceituação
A escolha do tema
A estrutura do projeto de pesquisa
Orientações e Normatizações para Redação de Textos
Forma de apresentação gráfica do artigo científico
As normas da ABNT, NBR 10520/2002 |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Monitoramento e avaliação de planos, programas e projetos |
40 |
Avaliação e análise de indicadores
Sistema de controle e avaliação
Política de continuidade das ações |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Planejamento, programas e projetos e análise de indicadores |
40 |
Programas, planos e projetos: conceitos
Planejamento de projetos sociais – etapas para elaboração
Execução e acompanhamento de projetos sociais |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Políticas Setoriais: mulher, negro, indígena, idoso |
40 |
A mulher na contemporaneidade
O negro na sociedade brasileira
A questão indígena no cenário brasileiro
O processo de envelhecimento da população brasileira e os direitos da pessoa idosa |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
60 |
Elaboração do trabalho de conclusão de curso
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