Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos - Especialização Lato Sensu
O curso de pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos (EJA) promove o conhecimento teórico para compreensão da ...

Descrição
O curso de pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos (EJA) promove o conhecimento teórico para compreensão da Educação com o público jovem e adulto, utilizando de ferramentas pedagógicas que permitem utilizar de especificidades curriculares adequadas ao perfil do aluno.
Conteúdo
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Educação e trabalho na formação de jovens e adultos |
40 |
A formação educacional e sua relação com a formação do sujeito social
Trabalho como princípio educativo
A formação integral do sujeito na perspectiva da inclusão social emancipatória
As especificidades do mundo do trabalho em uma perspectiva histórica
O perfil do profissional do século XXI |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
História, política e legislação da EJA |
40 |
Origens e evolução histórica da EJA no Brasil
A EJA no contexto das políticas públicas da educação brasileira
A EJA e a legislação educacional brasileira |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Introdução à Educação a Distância |
40 |
As Tecnologias e o Cotidiano
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
Tecnologia em diferentes contextos
Definições de Educação a Distância
Breve Histórico da EAD
Nova Modalidade de Ensino
Modelos de EAD para o Ensino Superior
Desafios para professores e alunos
Novas formas de interação
O papel do professor
O papel do aluno
Papel dos tutores
Colaboração e propostas de comunidades virtuais
Informática na educação para todos ou para alguns
Democratização da informática |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Material Didático Pedagógico: análise e produção para EJA |
40 |
Fundamentos metodológicos em EJA
Sala de aula como espaço de vivência e aprendizagem
Projetos e estratégias para o ensino da EJA
Materiais didáticos para EJA e a diversidade |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Métodos e Técnicas de Pesquisa |
40 |
Os caminhos da Pesquisa Científica
Processo de produção do conhecimento
Pesquisa Científica
Princípios da Pesquisa Científica
Principais Modalidades de Pesquisa
Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica
Técnicas para coleta de dados e informações
Projeto de Pesquisa
Conceituação
A escolha do tema
A estrutura do projeto de pesquisa
Orientações e Normatizações para Redação de Textos
Forma de apresentação gráfica do artigo científico
As normas da ABNT, NBR 10520/2002 |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Metodologia do Ensino Superior |
40 |
A docência no ensino superior
Educação. Didática. Metodologia
A LDB, o ensino superior e suas finalidades
O ensino superior e suas relações com o contexto socioeconômico-político brasileiro
A metodologia como ato político
O ato de planejar e as intencionalidades
A opção política do educador
Plano e planejamento
Diferenças entre plano e planejamento
As implicações políticas do ato de planejar
Elementos constitutivos de um plano |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Planejamento, projeto pedagógico-curricular, execução e avaliação em EJA |
40 |
Concepções educacionais
Projeto Pedagógico e Currículo
O papel do currículo na estrutura escolar e sua relação com a estrutura social – currículo e poder
Produção e construção do conhecimento na perspectiva da totalidade
Planejamento e ato educativo
Avaliação da aprendizagem |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Professor de EJA – identidade e formação |
40 |
A formação do educador de jovens e adultos no Brasil e os desafios da construção de sua identidade docente
Formação especifica para atuação na EJA: realidade, impasses e possibilidades.
O trabalho pedagógico na educação de jovens e adultos
Relação Professor e Aluno no contexto da EJA e seus sujeitos
Reorganização dos currículos em EJA |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Teorias da aprendizagem |
40 |
A influência das teorias comportamentais no processo ensino aprendizagem
As implicações das teorias psicanalistas no contexto educativo
Contribuições das perspectivas teóricas cognitiva e histórico-cultural para o processo ensino aprendizagem |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC |
60 |
Elaboração do trabalho de conclusão de curso
|
|