Página Inicial » Cursos Online » Pedagogia

Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos - P. Educação
    Portal Educação 2015-06-13, 4:01 PM

Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos - Especialização Lato Sensu
O curso de pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos (EJA) promove o conhecimento teórico para compreensão da ...

      
Informações sobre o livro.

 


Descrição


O curso de pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos (EJA) promove o conhecimento teórico para compreensão da Educação com o público jovem e adulto, utilizando de ferramentas pedagógicas que permitem utilizar de especificidades curriculares adequadas ao perfil do aluno.


Conteúdo


Disciplinas C/H Conteúdo programático
Educação e trabalho na formação de jovens e adultos 40 A formação educacional e sua relação com a formação do sujeito social
Trabalho como princípio educativo
A formação integral do sujeito na perspectiva da inclusão social emancipatória
As especificidades do mundo do trabalho em uma perspectiva histórica
O perfil do profissional do século XXI
Disciplinas C/H Conteúdo programático
História, política e legislação da EJA 40 Origens e evolução histórica da EJA no Brasil
A EJA no contexto das políticas públicas da educação brasileira
A EJA e a legislação educacional brasileira
Disciplinas C/H Conteúdo programático
Introdução à Educação a Distância 40 As Tecnologias e o Cotidiano
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
Tecnologia em diferentes contextos
Definições de Educação a Distância
Breve Histórico da EAD
Nova Modalidade de Ensino
Modelos de EAD para o Ensino Superior
Desafios para professores e alunos
Novas formas de interação
O papel do professor
O papel do aluno
Papel dos tutores
Colaboração e propostas de comunidades virtuais
Informática na educação para todos ou para alguns
Democratização da informática
Disciplinas C/H Conteúdo programático
Material Didático Pedagógico: análise e produção para EJA 40 Fundamentos metodológicos em EJA 
Sala de aula como espaço de vivência e aprendizagem 
Projetos e estratégias para o ensino da EJA 
Materiais didáticos para EJA e a diversidade
Disciplinas C/H Conteúdo programático
Métodos e Técnicas de Pesquisa 40 Os caminhos da Pesquisa Científica 
Processo de produção do conhecimento
Pesquisa Científica
Princípios da Pesquisa Científica
Principais Modalidades de Pesquisa
Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica
Técnicas para coleta de dados e informações
Projeto de Pesquisa 
Conceituação
A escolha do tema
A estrutura do projeto de pesquisa
Orientações e Normatizações para Redação de Textos 
Forma de apresentação gráfica do artigo científico
As normas da ABNT, NBR 10520/2002
Disciplinas C/H Conteúdo programático
Metodologia do Ensino Superior 40 A docência no ensino superior
Educação. Didática. Metodologia
A LDB, o ensino superior e suas finalidades
O ensino superior e suas relações com o contexto socioeconômico-político brasileiro
A metodologia como ato político
O ato de planejar e as intencionalidades 
A opção política do educador
Plano e planejamento
Diferenças entre plano e planejamento
As implicações políticas do ato de planejar
Elementos constitutivos de um plano
Disciplinas C/H Conteúdo programático
Planejamento, projeto pedagógico-curricular, execução e avaliação em EJA 40 Concepções educacionais
Projeto Pedagógico e Currículo
O papel do currículo na estrutura escolar e sua relação com a estrutura social – currículo e poder
Produção e construção do conhecimento na perspectiva da totalidade
Planejamento e ato educativo
Avaliação da aprendizagem
Disciplinas C/H Conteúdo programático
Professor de EJA – identidade e formação 40 A formação do educador de jovens e adultos no Brasil e os desafios da construção de sua identidade docente 
Formação especifica para atuação na EJA: realidade, impasses e possibilidades.
O trabalho pedagógico na educação de jovens e adultos
Relação Professor e Aluno no contexto da EJA e seus sujeitos
Reorganização dos currículos em EJA
Disciplinas C/H Conteúdo programático
Teorias da aprendizagem 40 A influência das teorias comportamentais no processo ensino aprendizagem 
As implicações das teorias psicanalistas no contexto educativo
Contribuições das perspectivas teóricas cognitiva e histórico-cultural para o processo ensino aprendizagem
Disciplinas C/H Conteúdo programático
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 60 Elaboração do trabalho de conclusão de curso
 
Adicionado por : |
Clique aqui e veja informações completas sobre este curso.

Visualizações: