Pós-Graduação em Educação a Distância - Especialização Lato Sensu
A Pós-Graduação em Educação a Distância apresenta os conhecimentos necessários sobre educação a distância, suas características, contexto histórico, aplicabilidade, novas tecnologias em EaD e muito mais.

Descrição
A Pós-Graduação em Educação a Distância apresenta os conhecimentos necessários sobre educação a distância, suas características, contexto histórico, aplicabilidade, novas tecnologias em EaD e muito mais.
Conteúdo
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
A colaboração online na EAD |
40 |
1. A interação entre professor, aluno e tutor mediada pelas interfaces de comunicação
2. Participação e protagonismo no ensino e aprendizagem a distância
3. Posicionamento crítico-reflexivo na construção de conhecimento
4- Silêncio e ruídos: compartilhamento de experiências, idéias, opiniões e concepções |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Estudos Introdutórios de Educação a Distância |
40 |
1. Conceituações de Educação a Distância
2. Histórico da EAD
3. Modalidades da EAD
4. Regulamentação, Legislação e Políticas da EAD
5. Direitos autorais em EAD
6. Cenários contemporâneos da EAD |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Games, Web 2.0 e mundos virtuais em educação |
40 |
1.Aprendizagem de nativos digitais: novo currículo
2.Web 2.0 na educação e suas ferramentas
3. Comunidades virtuais e de aprendizagem
4. Jogos educacionais: panorama brasileiro
5. Second life |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Linguagem mediada pelas tecnologias de informação e comunicação |
40 |
1. Língua – linguagem – conceitos necessários
2. As competências discursivas
3. Correntes tradicionais quanto à concepção de linguagem
4. Cenários linguísticos contemporâneos de ead |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Metodologia do Ensino Superior |
40 |
1. A docência no ensino superior
1.1 Educação. Didática. Metodologia
1.2 A LDB, o ensino superior e suas finalidades
1.3 O ensino superior e suas relações com o contexto sócio-econômico-político brasileiro
2. A metodologia como ato político
2.1 O ato de planejar e as intencionalidades
2.2 A opção política do educador
3. Plano e planejamento
3.1 Diferenças entre plano e planejamento
3.2 As implicações políticas do ato de planejar
3.3 Elementos constitutivos de um plano |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Métodos e Técnicas de Pesquisa |
40 |
1. Os caminhos da Pesquisa Ciêntífica
1.1 Processo de produção do conhecimento
2. Pesquisa Científica
2.1 Princípios da Pesquisa Científica
2.2 Principais Modalidades de Pesquisa
2.2.1 Pesquisa bibliográfica
2.2.2 Pesquisa de campo
2.2.3 Pesquisa experimental
2.2.4 Pesquisa-ação
2.2.5 Pesquisa de intervenção
2.3. Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica
2.3.1 Compilação ou “estado da questão”
2.3.2 Análise de texto
2.3.3 Estudo comparativo
2.3.4 Estudo histórico
2.3.5 Pesquisas de campo
2.4.Técnicas para coleta de dados e informações
2.4.1 Questionário ou formulário
2.4.2. Entrevista
2.4.3. Observação com método científico
2.4.4. História de vida
2.4.5 Depoimento oral
2.4.6 Relato de vida (tranche de vie, pedaços de vida)
3. Projeto de Pesquisa
3.1. Conceituação
3.2. A escolha do tema
3.3 A estrutura do projeto de pesquisa
3.3.1 Inicia-se com a capa e com a folha de rosto
3.3.2 Elementos essenciais do projeto de pesquisa
4. Orientações e Normatizações para Redação de Textos
4.1 Forma de apresentação gráfica do artigo científico
4.2 As normas da ABNT, NBR 10520/2002
4.2.1 Citações diretas (textuais) e indiretas (livres) colocadas no corpo do texto e notas de rodapé
4.2.2 Tipos de Citações
4.2.3 Localização das Citações
4.2.4 As Notas de Rodapé
4.2.5 Normas para elaboração de referências |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Planejamento, implementação e avaliação de cursos a distância |
40 |
1. Aspectos pedagógicos da EAD
2. Desenho Instrucional
3. Elementos fundamentais no processo de ensino e aprendizagem
4. Planos e Processos de avaliação da aprendizagem |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Tecnologias na Educação a Distância |
40 |
1. Tecnologias na Educação
2. Ferramentas de Informação e Comunicação e suas interfaces com a EAD
3. Ambientes virtuais de aprendizagem – AVAs |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Trabalho docente na EAD |
40 |
1. Formação do professor e tutoria
2. Contextos do trabalho docente na EAD
3. Controle e autonomia do professor de EAD
4. Inter-relações: políticas e trabalho docente
5. Possibilidades: uma educação de emancipação |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
60 |
Elaboração do trabalho de conclusão de curso
|
|