Página Inicial » Cursos Online » Pedagogia

Pós-Graduação em Educação a Distância - Portal Educação
    Portal Educação 2015-06-13, 3:17 PM

Pós-Graduação em Educação a Distância - Especialização Lato Sensu
A Pós-Graduação em Educação a Distância apresenta os conhecimentos necessários sobre educação a distância, suas características, contexto histórico, aplicabilidade, novas tecnologias em EaD e muito mais.

      
Informações sobre o livro.

 


Descrição


A Pós-Graduação em Educação a Distância apresenta os conhecimentos necessários sobre educação a distância, suas características, contexto histórico, aplicabilidade, novas tecnologias em EaD e muito mais.


Conteúdo


Disciplinas C/H Conteúdo programático
A colaboração online na EAD 40 1. A interação entre professor, aluno e tutor mediada pelas interfaces de comunicação
2. Participação e protagonismo no ensino e aprendizagem a distância
3. Posicionamento crítico-reflexivo na construção de conhecimento
4- Silêncio e ruídos: compartilhamento de experiências, idéias, opiniões e concepções
Disciplinas C/H Conteúdo programático
Estudos Introdutórios de Educação a Distância 40 1. Conceituações de Educação a Distância
2. Histórico da EAD
3. Modalidades da EAD
4. Regulamentação, Legislação e Políticas da EAD
5. Direitos autorais em EAD
6. Cenários contemporâneos da EAD
Disciplinas C/H Conteúdo programático
Games, Web 2.0 e mundos virtuais em educação 40 1.Aprendizagem de nativos digitais: novo currículo
2.Web 2.0 na educação e suas ferramentas
3. Comunidades virtuais e de aprendizagem
4. Jogos educacionais: panorama brasileiro 
5. Second life
Disciplinas C/H Conteúdo programático
Linguagem mediada pelas tecnologias de informação e comunicação 40 1. Língua – linguagem – conceitos necessários
2. As competências discursivas
3. Correntes tradicionais quanto à concepção de linguagem
4. Cenários linguísticos contemporâneos de ead 
Disciplinas C/H Conteúdo programático
Metodologia do Ensino Superior 40 1. A docência no ensino superior
1.1 Educação. Didática. Metodologia
1.2 A LDB, o ensino superior e suas finalidades
1.3 O ensino superior e suas relações com o contexto sócio-econômico-político brasileiro
2. A metodologia como ato político
2.1 O ato de planejar e as intencionalidades
2.2 A opção política do educador
3. Plano e planejamento
3.1 Diferenças entre plano e planejamento
3.2 As implicações políticas do ato de planejar
3.3 Elementos constitutivos de um plano
Disciplinas C/H Conteúdo programático
Métodos e Técnicas de Pesquisa 40 1. Os caminhos da Pesquisa Ciêntífica
1.1 Processo de produção do conhecimento
2. Pesquisa Científica
2.1 Princípios da Pesquisa Científica
2.2 Principais Modalidades de Pesquisa
2.2.1 Pesquisa bibliográfica
2.2.2 Pesquisa de campo
2.2.3 Pesquisa experimental
2.2.4 Pesquisa-ação
2.2.5 Pesquisa de intervenção
2.3. Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica
2.3.1 Compilação ou “estado da questão”
2.3.2 Análise de texto
2.3.3 Estudo comparativo
2.3.4 Estudo histórico
2.3.5 Pesquisas de campo
2.4.Técnicas para coleta de dados e informações
2.4.1 Questionário ou formulário
2.4.2. Entrevista
2.4.3. Observação com método científico
2.4.4. História de vida
2.4.5 Depoimento oral
2.4.6 Relato de vida (tranche de vie, pedaços de vida)
3. Projeto de Pesquisa
3.1. Conceituação
3.2. A escolha do tema
3.3 A estrutura do projeto de pesquisa
3.3.1 Inicia-se com a capa e com a folha de rosto
3.3.2 Elementos essenciais do projeto de pesquisa
4. Orientações e Normatizações para Redação de Textos
4.1 Forma de apresentação gráfica do artigo científico
4.2 As normas da ABNT, NBR 10520/2002
4.2.1 Citações diretas (textuais) e indiretas (livres) colocadas no corpo do texto e notas de rodapé
4.2.2 Tipos de Citações
4.2.3 Localização das Citações
4.2.4 As Notas de Rodapé
4.2.5 Normas para elaboração de referências
Disciplinas C/H Conteúdo programático
Planejamento, implementação e avaliação de cursos a distância 40 1. Aspectos pedagógicos da EAD
2. Desenho Instrucional
3. Elementos fundamentais no processo de ensino e aprendizagem
4. Planos e Processos de avaliação da aprendizagem
Disciplinas C/H Conteúdo programático
Tecnologias na Educação a Distância 40 1. Tecnologias na Educação
2. Ferramentas de Informação e Comunicação e suas interfaces com a EAD
3. Ambientes virtuais de aprendizagem – AVAs
Disciplinas C/H Conteúdo programático
Trabalho docente na EAD 40 1. Formação do professor e tutoria
2. Contextos do trabalho docente na EAD
3. Controle e autonomia do professor de EAD
4. Inter-relações: políticas e trabalho docente
5. Possibilidades: uma educação de emancipação
Disciplinas C/H Conteúdo programático
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 60 Elaboração do trabalho de conclusão de curso
 
Adicionado por : |
Clique aqui e veja informações completas sobre este curso.

Visualizações: