Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior - Especialização Lato Sensu
O curso de Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior, por meio da Educação a Distância oferece ao profissional que pretende atuar como ...

Descrição
O curso de Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior, por meio da Educação a Distância oferece ao profissional que pretende atuar como professor conhecimento a respeito de práticas de ensino, planejamento de aulas e muito mais.
Conteúdo
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Fundamentos Filosóficos e Históricos do Ensino Superior |
40 |
Educação e Filosofia
Trabalho e educação
Educação e práxis humana
Educação, ideologia e transformação social
Educação como formação humana
Formação humana na perspectiva marxista |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Introdução à Educação a Distância |
40 |
As Tecnologias e o Cotidiano
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
Tecnologia em diferentes contextos
Definições de Educação a Distância
Breve Histórico da EAD
Nova Modalidade de Ensino. Modelos de EAD para o Ensino Superior
Desafios para professores e alunos. Novas formas de interação
O papel do professor, do aluno e dos tutores
Colaboração e propostas de comunidades virtuais
Informática na educação para todos ou para alguns. Democratização da informática |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Metodologia do Ensino Superior |
40 |
A docência no Ensino Superior
Educação. Didática. Metodologia
Didática no Ensino Superior
Finalidades do Ensino Superior
O Ensino Superior e suas relações com o contexto socioeconômicopolítico brasileiro
A metodologia como ato político
O ato de planejar e as intencionalidades
A opção política do educador
Práticas pedagógicas no Ensino Superior |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Métodos e Técnicas de Pesquisa |
40 |
Os caminhos da Pesquisa Científica
Processo de produção do conhecimento
Pesquisa Científica
Princípios da Pesquisa Científica
Principais Modalidades de Pesquisa
Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica
Técnicas para coleta de dados e informações
Projeto de Pesquisa
Conceituação
A escolha do tema
A estrutura do projeto de pesquisa
Orientações e Normatizações para Redação de Textos
Forma de apresentação gráfica do artigo científico
As normas da ABNT, NBR 10520/2002 |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Organização e Legislação do Ensino Superior |
40 |
A organização do Ensino Superior
Aspectos legais do Ensino Superior Brasileiro
A Organização do Ensino Superior e as Diretizes Curriculares – dimensão político-pedagógica |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Políticas do Ensino Superior |
40 |
O Papel do Estado na definição das Políticas do Ensino Superior
Reforma do Estado e o processo de construção das políticas do Ensino Superior
A influência dos organismos internacionais na definição das políticas para o Ensino Superior
A política para o EnsinoSuperior no Brasil: da década de 90 até os dias atuais.
As políticas de inclusão no Ensino Superior |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Planejamento, Execução e Avaliaçãono Ensino Superior |
40 |
Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI
Projeto Pedagógico e Currículo na Educação Superior
Plano e planejamento
Diferenças entre plano e planejamento
Elementos constitutivos de um plano
Avaliação, instrumentos e critérios |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Prática docente no Ensino Superior |
40 |
Prática docente no Ensino Superior – competências e habilidades
Fins e desafios do ensino presencial
Ensino semipresencial e a aplicação das TIC na prática docente
Prática docente na EAD |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Teorias de Aprendizagem |
40 |
A influência das teorias comportamentais no processo ensino aprendizagem
As implicações das teorias psicanalistas no contexto educativo
Contribuições das perspectivas teóricas cognitiva e histórico-cultural para o processo ensinoaprendizage |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
60 |
Elaboração do trabalho de conclusão de curso
|
|