Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Fundamentos Legais da Educação |
40 |
Relação política e legislação
Constituições
Leis
LDB
Diretrizes Nacionais EI, EF, EM
Finalidades da educação
Movimentos e mobilizações sociais na área da educação |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Fundamentos Teóricos e Práticos da Coordenação Pedagógica |
40 |
Histórico da coordenação pedagógica no Brasil - histórico, princípios democráticos - autonomia, participação
Perfil do coordenador - formação, liderança, organização - plano de trabalho
Relação com o corpo docente - avaliação institucional |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Fundamentos da Educação Especial |
40 |
Direito à Diversidade
Educação Especial no Brasil
Política Nacional de Educação Inclusiva
Política de Educação Inclusiva e o trabalho pedagógico
Identificação de necessidades educacionais especiais |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Introdução à Educação a Distância |
40 |
As Tecnologias e o Cotidiano
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
Tecnologia em diferentes contextos
Definições de Educação a Distância
Breve Histórico da EAD
Nova Modalidade de Ensino - Modelos de EAD para o Ensino Superior
Desafios para professores e alunos - Novas formas de interação
O papel do professor, do aluno e dos tutores
Colaboração e propostas de comunidades virtuais
Informática na educação para todos ou para alguns - Democratização da informática |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Metodologia do Ensino Superior |
40 |
A docência no ensino superior. Educação
Didática
Metodologia
A LDB, o ensino superior e suas finalidades
O ensino superior e suas relações com o contexto socioeconômico-político brasileiro
A metodologia como ato político
O ato de planejar e as intencionalidades
A opção política do educador
Plano e planejamento
Diferenças
Elementos constitutivos de um plano |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Métodos e Técnicas de Pesquisa |
40 |
Os caminhos da Pesquisa Científica
Processo de produção do conhecimento
Pesquisa Científica
Princípios da Pesquisa Científica
Principais Modalidades de Pesquisa
Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica
Técnicas para coleta de dados e informações
Projeto de Pesquisa
Conceituação
A escolha do tema
A estrutura do projeto de pesquisa
Orientações e Normatizações para Redação de Textos
Forma de apresentação gráfica do artigo científico
As normas da ABNT |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Organização Pedagógica da Escola: Currículo, Planejamento e Avaliação |
40 |
PPP (normatização do PPP- Regimento Escolar), Currículo, PDE
O planejamento - definição, como organizá-lo
Planos de ensino
Projeto
Avaliação externa (Prova Brasil, IDEB, ENEM - se entrar o ensino médio)
Avaliação da aprendizagem |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Políticas Públicas de Educação |
40 |
Sociedade, Estado e Educação
Políticas públicas de educação
Perspectivas e tendências contemporâneas das políticas educacionais expressas na legislação de ensino e nos projetos educacionais
Políticas inclusivas, diretrizes e práticas excludentes
Desafios e Perspectivas |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Prática do coordenador pedagógico: desafios |
40 |
Funções do coordenador
Acompanhamento e orientação do planejamento docente
O planejamento na educação infantil
O ensino focado em atividades
O ensino focado em disciplinas |
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
60 |
Elaboração do trabalho de conclusão de curso
|