Pós-Graduação em Biotecnologia - Especialização Lato Sensu
O curso de Pós-Graduação em Biotecnologia - especialização lato sensu trabalha com as características dos seres vivos na geração e aperfeiçoamento de processos e produtos, através de profissionais das ...

Descrição
O curso de Pós-Graduação em Biotecnologia - especialização lato sensu trabalha com as características dos seres vivos na geração e aperfeiçoamento de processos e produtos, através de profissionais das áreas tecnológicas e biológicas, com aplicação das biotecnologias no contexto socioeconômico.
Conteúdo
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Fundamentos de Bioquímica |
40 |
Introdução de conceitos termodinâmicos aplicáveis à utilização de energia nos diversos processos biológicos
Abordagem dos aspectos bioquímicos das vias metabólicas oxidativas e biossintéticas
Avaliação dos mecanismos de integração e controle das vias metabólicas.
|
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Ferramentas de Biologia Molecular Aplicada à Biotecnologia |
40 |
Introdução à biologia molecular
Técnicas de clonagem molecular
Expressão gênica
Técnicas de DNA recombinante com suas aplicações em biotecnologia
|
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Conservação e Uso de Recursos Genéticos |
40 |
Conceitos básicos e terminologia em recursos genéticos
Diferenças entre conservação e preservação
Bioprospecção de microrganismos, flora e fauna
Estrutura e funcionamento de coleções
Aproveitamento biotecnológico de microrganismos
Aplicações biotecnológicas para vegetais
Uso de biotecnologia para animais de produção
|
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Visão Computacional Aplicada à Biotecnologia |
40 |
Introdução à visão computacional
Formação da imagem, dispositivos de captura e representação
Cor e textura
Pré-processamento e Filtros
Segmentação
Rastreamento
Reconhecimento e Classificação
Aplicações e tópicos avançados.
|
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Processos Biotecnológicos e Inovação aplicados ao desenvolvimento de produtos biotecnológicos |
40 |
Processos biotecnológicos aplicados à indústria
Biotecnologia vegetal
Inovação tecnológica e os conceitos iniciais
P&D nas empresas
Propriedade intelectual
Elaboração de projetos inovadores
|
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Nanobiotecnologia |
40 |
Conceito e fundamentos da nanotecnologia
Propriedades de nanomateriais
Efeito de confinamento quântico, variação de propriedades em função do tamanho das nanoestruturas
Caracterização e Produção de materiais nanoestruturados
Atividade atual em nanotecnologia: universidades, indústrias e órgãos reguladores.
|
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Biotecnologia Aplicada à Saúde |
40 |
Biologia molecular aplicada a problemas de saúde
Aplicações da Biotecnologia: Terapia gênica; Diagnóstico molecular.
Engenharia de tecidos e órgãos
Vacinas de DNA
Anticorpos monoclonais
|
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Metodologia do Ensino Superior |
40 |
A docência no ensino superior
Educação. Didática. Metodologia
A LDB, o ensino superior e suas finalidades
O ensino superior e suas relações com o contexto sócio-econômico-político brasileiro
A metodologia como ato político
O ato de planejar e as intencionalidades
A opção política do educador
Plano e planejamento
Diferenças entre plano e planejamento
As implicações políticas do ato de planejar
Elementos constitutivos de um plano
|
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Métodos e Técnicas de Pesquisa |
40 |
Os caminhos da Pesquisa Científica
Processo de produção do conhecimento
Pesquisa Científica
Princípios da Pesquisa Científica
Principais Modalidades de Pesquisa
Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica
Técnicas para coleta de dados e informações
Projeto de Pesquisa
Conceituação
A escolha do tema
A estrutura do projeto de pesquisa
Orientações e Normatizações para Redação de Textos
Forma de apresentação gráfica do artigo científico
As normas da ABNT, NBR 10520/2002
|
Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC |
60 |
Elaboração do trabalho de conclusão de curso
|
|