Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Fundamentos Legais da Educação |
40 |
Aspectos legais e a dimensão político-pedagógica da organização educacional brasileira;
Finalidades da Educação brasileira de 1930 a 1964;
Organização da Educação Nacional: finalidades, níveis e modalidades de educação e ensino;
Os profissionais da educação: formação inicial e continuada.
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Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Gestão de Pessoas em Organizações Públicas
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40 |
Princípios de gestão de pessoas;
Evolução histórica da gestão de pessoas;
Histórico dos Recursos Humanos da Gestão Pública no Brasil;
Carreira e Remuneração;
Recrutamento e Seleção;
Treinamento e Desenvolvimento;
Avaliação de desempenho;
Liderança e motivação;
Cultura e Ética
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Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Gestão Estratégica de Organizações Públicas |
40 |
O desafio da Gestão Pública;
Gestão Estratégica em Organizações Públicas;
A excelência e as avaliações de desempenho;
Fundamentos da Excelência Gerencial. Avaliações de Desempenho;
Conceitos Básicos de Estratégia;
Análise do ambiente externo;
Qualidade total: desafio para a gestão estratégica. Análise do ambiente interno;
Formulação da gestão estratégica.
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Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Metodologia do Ensino Superior
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40 |
A docência no ensino superior;
Educação. Didática. Metodologia;
A LDB, o ensino superior e suas finalidades;
O ensino superior e suas relações com o contexto socioeconômico-político brasileiro;
A metodologia como ato político;
O ato de planejar e as intencionalidades;
A opção política do educador;
Plano e planejamento;
Diferenças entre plano e planejamento;
As implicações políticas do ato de planejar;
Elementos constitutivos de um plano.
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Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Métodos e Técnicas de Pesquisa
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40 |
Os caminhos da Pesquisa Científica;
Processo de produção do conhecimento;
Pesquisa Científica;
Princípios da Pesquisa Científica;
Principais Modalidades de Pesquisa;
Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica;
Técnicas para coleta de dados e informações;
Projeto de Pesquisa;
Orientações e Normatizações para Redação de Textos;
Forma de apresentação gráfica do artigo científico;
As normas da ABNT, NBR 10520/2002.
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Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Monitoramento e Avaliação de Planos, Programas e Projetos
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40 |
Processo de monitoramento e avaliação;
Diferenças e complementaridade entre monitoramento e avaliação;
Métodos de coleta de informações para monitoramento e avaliação;
Ferramentas para monitoramento e avaliação;
Matriz de Marco Lógico;
As árvores de problemas e objetivos.
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Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Planejamento, Plano Diretor e Gestão de Projetos |
40 |
Planejamento na esfera pública;
Instrumentos de planejamento governamental;
Diretrizes, programas e ações governamentais;
Plano Diretor;
Gestão Pública e Participação democrática;
Gestão de Projetos e eficácia nas organizações públicas;
Gerenciamento de projetos no setor público e o PMBOK.
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Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Planejamento, Programas, Projetos e Análise de Indicadores |
40 |
Conceito de Planejamento;
Planos, programas e projetos;
Competências para a elaboração de planos, programas e projetos;
Análise de Indicadores;
Classificação de Indicadores.
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Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Políticas Públicas de Educação |
40 |
Educação e trabalho;
A centralidade do trabalho no processo de emancipação humana;
A educação como práxis humana;
O Estado e as Políticas da Educação Básica;
A educação básica, a LDB e o Conselho nacional de Educação no governo FHC;
Política Educacional no contexto do neoliberalismo;
Estado, Educação e Políticas Públicas educacionais;
Política educacional, legitimação e construção da sociedade.
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Disciplinas |
C/H |
Conteúdo programático |
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC |
60 |
Elaboração do trabalho de conclusão de curso
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